Os erros e o que é considerado feio e fora dos padrões de beleza ressaltam aos olhos. Criticar e apontar erros é uma atitude instintiva em pessoas amargas, rancorosas e descontentes com a vida, assim como em chefes ou superiores que exercem o poder de forma errada, na intenção de magoar ou humilhar os subordinados. Assim como as frases mágicas "Por favor", "Com licença", "Obrigado(a)" e "Desculpe-me" têm o dom de transformar nosso dia devido à entonação, vibração e otimismo.
Um elogio, quando dito com carinho e verdade, tem o poder de recarregar nossas energias.
É raro um cliente sair de um estabelecimento comercial ou instituição sem fazer uma queixa, crítica ou reclamação quando é mal atendido. Ele se sentirá no direito, no dever e na obrigação de relatar sua insatisfação pelo produto ou pelo atendimento. Sendo assim, verá uma forma de expressar seu descontentamento, lutando por seus direitos ou melhoria, caso venha a retornar, mas raramente sairá do local deixando sua crítica de lado.
Mas será que todos se preocupam em elogiar um bom atendimento?
Teremos tempo, humildade, satisfação ou contentamento em expressarmos nosso carinho e gratidão por aqueles que nos trataram ou nos serviram bem?
De fato, é muito mais fácil e cômodo reclamar que perdemos alguns minutos para elogiarmos o desempenho profissional e pessoal de alguém.
E o que, na verdade, é um elogio?
Elogios nada mais são do que percepção, incentivo, observação positiva e otimista para que o elogiado mantenha um padrão qualitativo, tanto no lado pessoal quanto no serviço prestado ou no produto oferecido.
O elogio, quando sincero e dito com discrição, fortalece a amizade e a auto-estima do elogiado.
É importante saber elogiar, por exemplo, cria-se uma situação embaraçosa e constrangedora quando se elogia uma única pessoa diante de outra que exerce ou desenvolve a mesma função. Nesta situação, o momento do elogio trará um certo mal-estar tanto para o elogiado quanto para a pessoa que presencia o fato, vendo o amigo ser elogiado enquanto é ignorado.
ALGUNS TOQUES IMPORTANTES
Aprenda a aceitar elogios com méritos
Quando alguém elogia determinado prato ou alguma comida deliciosa, quem preparou deve se sentir lisonjeado sem a necessidade, obrigação ou impulso de ditar toda a receita, nos mínimos detalhes. Caso a pessoa que elogiou tenha interesse ou curiosidade e pergunte sobre a receita ou a forma de preparo, aí tudo bem.
Quando alguém elogiar um acessório, sapato e roupa fica permanentemente proibido se empolgar dizendo que comprou aquilo em uma liquidação ou que pagou uma pechincha, relatando o preço. Caso a pessoa que elogiou pergunte o local ou o preço, diga com naturalidade, sem fazer rodeios ou mistérios.
Elogie as crianças
É essencial elogiar uma criança para que ela tenha motivos para melhorar e se esforçar, além de reforçar sua segurança, auto-estima e personalidade.
Elogie a pessoa amada
Quando se elogia a pessoa amada, ela se sente feliz por ter sido notada e, sendo assim, seu ego estará valorizado, transformando-o em reciprocidade.
Um chefe deve elogiar seus funcionários
Quando um chefe elogia um funcionário, está criando nele um desejo cada vez maior de progredir, de aceitar desafios e novas tarefas sem medo, mas também com satisfação, reconhecimento e fidelidade.
Nunca faça um elogio de deboche
O elogio debochado certamente será notado pela forma irônica que é feito, e criará mágoas e ressentimentos na pessoa que é elogiada.
Elogie, sempre que possível, sua mãe, seu filho, seu namorado ou namorada, seus funcionários: o elogiado terá prazer em fazer sempre o melhor.
Um elogio, quando dito com carinho e verdade, tem o poder de recarregar nossas energias.
É raro um cliente sair de um estabelecimento comercial ou instituição sem fazer uma queixa, crítica ou reclamação quando é mal atendido. Ele se sentirá no direito, no dever e na obrigação de relatar sua insatisfação pelo produto ou pelo atendimento. Sendo assim, verá uma forma de expressar seu descontentamento, lutando por seus direitos ou melhoria, caso venha a retornar, mas raramente sairá do local deixando sua crítica de lado.
Mas será que todos se preocupam em elogiar um bom atendimento?
Teremos tempo, humildade, satisfação ou contentamento em expressarmos nosso carinho e gratidão por aqueles que nos trataram ou nos serviram bem?
De fato, é muito mais fácil e cômodo reclamar que perdemos alguns minutos para elogiarmos o desempenho profissional e pessoal de alguém.
E o que, na verdade, é um elogio?
Elogios nada mais são do que percepção, incentivo, observação positiva e otimista para que o elogiado mantenha um padrão qualitativo, tanto no lado pessoal quanto no serviço prestado ou no produto oferecido.
O elogio, quando sincero e dito com discrição, fortalece a amizade e a auto-estima do elogiado.
É importante saber elogiar, por exemplo, cria-se uma situação embaraçosa e constrangedora quando se elogia uma única pessoa diante de outra que exerce ou desenvolve a mesma função. Nesta situação, o momento do elogio trará um certo mal-estar tanto para o elogiado quanto para a pessoa que presencia o fato, vendo o amigo ser elogiado enquanto é ignorado.
ALGUNS TOQUES IMPORTANTES
Aprenda a aceitar elogios com méritos
Quando alguém elogia determinado prato ou alguma comida deliciosa, quem preparou deve se sentir lisonjeado sem a necessidade, obrigação ou impulso de ditar toda a receita, nos mínimos detalhes. Caso a pessoa que elogiou tenha interesse ou curiosidade e pergunte sobre a receita ou a forma de preparo, aí tudo bem.
Quando alguém elogiar um acessório, sapato e roupa fica permanentemente proibido se empolgar dizendo que comprou aquilo em uma liquidação ou que pagou uma pechincha, relatando o preço. Caso a pessoa que elogiou pergunte o local ou o preço, diga com naturalidade, sem fazer rodeios ou mistérios.
Elogie as crianças
É essencial elogiar uma criança para que ela tenha motivos para melhorar e se esforçar, além de reforçar sua segurança, auto-estima e personalidade.
Elogie a pessoa amada
Quando se elogia a pessoa amada, ela se sente feliz por ter sido notada e, sendo assim, seu ego estará valorizado, transformando-o em reciprocidade.
Um chefe deve elogiar seus funcionários
Quando um chefe elogia um funcionário, está criando nele um desejo cada vez maior de progredir, de aceitar desafios e novas tarefas sem medo, mas também com satisfação, reconhecimento e fidelidade.
Nunca faça um elogio de deboche
O elogio debochado certamente será notado pela forma irônica que é feito, e criará mágoas e ressentimentos na pessoa que é elogiada.
Elogie, sempre que possível, sua mãe, seu filho, seu namorado ou namorada, seus funcionários: o elogiado terá prazer em fazer sempre o melhor.
Lívio Callado é consultor especializado em Marketing Pessoal e Etiqueta Empresarial e proprietário da Essence Ética & Etiqueta
Nenhum comentário:
Postar um comentário